Disponibilidade: Imediata

Teoria Queer: uma política pós-identitária para a educação

R$ 9,00

Este zine contém o texto do artigo de Guacira Lopes Louro, Teoria Queer: Uma Política Pós-Identitária para a Educação, publicado em 2001. Louro convida educadores e estudiosos a refletirem sobre os limites e as possibilidades das políticas de identidade no enfrentamento das questões de gênero e sexualidade no contexto educacional. Com base no pós-estruturalismo francês, a teoria queer desafia as categorias binárias de gênero e sexualidade, como a oposição heterossexual/homossexual, propondo uma crítica profunda às práticas sociais e educacionais que reforçam essas divisões. Ao transitar pelas "fronteiras" das identidades fixas, podemos repensar as estruturas normativas que delimitam os sujeitos e suas relações, promovendo uma pedagogia mais aberta e transformadora. A teoria queer enriquece a prática educativa ao questionar a naturalização das diferenças e promover uma política pós-identitária que reconhece a multiplicidade e a fluidez das experiências humanas.


Link: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/88030

Características do zine:

Formato: A5 (210x148mm)

Número de páginas: 28

Capa: Papel 120g

Encadernação: Dobra e grampo

Receba novidades