Este zine contém o texto do artigo de Guacira Lopes Louro, Teoria Queer: Uma Política Pós-Identitária para a Educação, publicado em 2001. Louro convida educadores e estudiosos a refletirem sobre os limites e as possibilidades das políticas de identidade no enfrentamento das questões de gênero e sexualidade no contexto educacional. Com base no pós-estruturalismo francês, a teoria queer desafia as categorias binárias de gênero e sexualidade, como a oposição heterossexual/homossexual, propondo uma crítica profunda às práticas sociais e educacionais que reforçam essas divisões. Ao transitar pelas "fronteiras" das identidades fixas, podemos repensar as estruturas normativas que delimitam os sujeitos e suas relações, promovendo uma pedagogia mais aberta e transformadora. A teoria queer enriquece a prática educativa ao questionar a naturalização das diferenças e promover uma política pós-identitária que reconhece a multiplicidade e a fluidez das experiências humanas.
Características do zine:
Formato: A5 (210x148mm)
Número de páginas: 28
Capa: Papel 120g
Encadernação: Dobra e grampo